contato@quadrat.bio.br +55 (51) 9 9295 7194
biólogos dentro da floresta medindo o diâmetro à altura do peito (DAP) de um Xaxim
biólogo medindo a circunferência do caule de uma figueira de grande porte dentro da floresta
biólogo dentro da floresta demarcando o vértice de uma parcela amostral

Estudo par criação de Unidade de Conservação

  • Categoria: Estudos Técnicos
  • Cliente: Comitesinos, RS
  • Parceria: Projeto VerdeSinos
  • Referência: VerdeSinos
  • Início: 2015
  • Conclusão: 2017

Uma iniciativa do VerdeSinos pelo sub-projeto Recomposição da Mata Ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, este trabalho consistiu em quatro eixos dos quais a Quadrat participou do eixo 3 que tinha como objetivo principal a identificação e caracterização de áreas apropriadas para criação de Unidades de Conservação.

Ao todo foram inventariados 100.000 m2 de florestas distribuídos em 100 unidades amostrais, que abrangeram todas as tipologias florestais. Foram registradas para a bacia 64% das espécies, 77,6% dos gêneros e 86,4% das famílias de arbóreas nativas no Rio Grande do Sul. As amostragens da avifauna envolveram 26 áreas, com um esforço acumulado de 4.000 horas.rede-1 de captura e 624 horas de levantamentos expeditos.

Os levantamentos de aves na bacia do Rio dos Sinos resultaram em um total de 353 espécies distribuídas em 261 gêneros e 68 famílias, o que representa mais da metade (53,4%) do total de espécies de aves listadas para o Rio Grande do Sul.

A síntese dos resultados do projeto estão publicados no “Atlas do Projeto VerdeSinos — Um recorte ambiental da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos."