Os serviços mais delicados
O resgate e afugentamento de fauna é essencial na fase de instalação de novos empreendimentos, em especial aqueles que envolvem supressão de vegetação. Mas há casos de resgate em meio urbano também bastante comuns. Em casos mais raros há a necessidade deste manejo para fins sanitários ou de mitigação de riscos, nas imediações de aeroportos e indústrias alimentícias.
O manejo da flora inclui a reposição florestal, que visa reduzir as perdas da vegetação nativa através do reflorestamento e os serviços no meio urbano como plantio, poda e corte de árvores para diversas finalidades.
A restauração de áreas degradadas é um serviço mais abrangente que visa alcançar novamente o estado natural destas áreas impactadas. Pode envolver conformação topográfica, importação de solo fértil e a criação de habitats que atraem a fauna.
Já a recuperação de áreas degradadas pode envolver a remediação, isto é, a limpeza, descontaminação, depuração ou quaisquer que sejam os processos que devolvam à área sua utilidade econômica e/ou ecológica. Ocorrem em locais de acidentes ambientais e onde houve má gestão de resíduos ou efluentes.